Cidade

17/02/2013 15h30 - Atualizado em 17/02/2013 15h36

Repentistas e cordelistas criam sindicato nacional, em Brasília

Uma comissão deverá ser instalada para elaborar o estatuto.


2 comentários

Repentistas e cordelistas criam sindicato nacional, em Brasília (Foto: Jose Cruz / ABr). (Foto: Jose Cruz / ABr)

Repentistas e cordelistas de vários estados resolveram criar o seu sindicato nacional no último dia do 2º Encontro Nordestino de Cordel em Brasília. A proposta de um sindicato único foi aprovada, diante de outra que previa a criação de entidades estaduais.

“Entendemos que fica mais fácil fazer essa administração no momento. Da outra forma, haveria a possibilidade de, em vez de criar um sindicato forte, criar dez ou 15 sindicatos fracos”, opinou o repentista Antônio Lisboa Filho, que participou da mesa de discussão.

Uma comissão deverá ser instalada pelos repentistas para elaborar o estatuto do sindicato e levá-lo à apreciação das associações da categoria em todo o país.

O ENCONTRO

O 2º Encontro Nordestino de Cordel começou na quarta(13) e foi até a sexta (16) no Centro Cultural da Caixa, em Brasília. O evento foi aberto com uma mesa composta por pessoas ligadas ao universo dos repentistas e escritores de cordel. Dentre elas, Chico de Assis, repentista e organizador do evento, Gonçalo Ferreira da Silva, presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, e Hamilton Pereira, secretário da Cultura do Distrito Federal. Eles discutiram temas de interesse da categoria. Entre eles, a questão da aposentadoria.

Repentistas e cordelistas criam sindicato nacional, em Brasília(Foto: José Cruz/ABr)
Os participantes do evento relembraram o encontro anterior, em 2009, que serviu de combustível para a aprovação da Lei 12.198, no ano seguinte. A lei profissionalizou escritores da literatura de cordel, cantadores e violeiros improvisadores, emboladores e cantadores de coco, poetas repentistas e contadores de causos da cultura popular. Hoje, todos são considerados profissionais repentistas. Mesmo em clima de celebração, o secretário de Cultura deu o tom de uma das próximas metas da classe. “Que o Estado acolha o fim da jornada de cada um deles”.




tags:
  • Repentistas, Cordelistas, Repente, Cordel


Comentários
  Nome: Armando Silva
Cidade: SP-SP. Data: 19/02/2013
Cultura -Comuicação de valores,conhecimento e crescimento de um povo.Na região nordeste do nosso país temos grandes talentos.
  Nome: José Osivan Barbosa de Lima
Cidade: Jatobá Data: 19/02/2013
Essa foi uma excelente decisão que com certeza irá beneficiar os nossos poetas que são os verdadeiros artistas do nosso Sertão. Estão de parabéns os idealizadores dessa tão valiosa iniciativa. É como diz o ditado popular: unidos e organizados somos fortes. Parabéns poetas do meu Brasil.
Nome:
Cidade:
Comentários:


Atencão! O SaoJoseDoEgito.com:
1 - não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do site;
2 - se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou as normas legais em vigor;
3 - não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste servico perante usuários ou quaisquer terceiros.
4 - se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.
PUBLICIDADE

PARTICIPE!

Qual o local que é símbolo de S. J. do Egito?

Rua da Baixa
Beco de Laura
Praça de Cooper Antônio Jorge
Academia das Cidades
Pátio da Feira Livre


enquetes finalizadas clique aqui!
PUBLICIDADE
saojosedoegito.com | notícias | entretenimento | serviços

© Copyright 1995-2012 saojosedoegito.com Todos os direitos reservados.Termos de uso anuncie no portal qrcode